quinta-feira, 29 de março de 2012

Reconhecendo.


Cheguei em casa a pouco, depois de ter passado dois dias na casa dos meus padrinhos. Qual a relação da minha viagem com os textos que escrevo aqui? Foi na casa deles que vi mais uma vez como as pessoas brigam e magoam-se por tao pouco e como todos nos, ate os mais precavidos, estamos expostos a erros.

Futilidades, fragilidades, frivolidades, pequenas verdades e falsidades. Coisas insignificantes que chegam a me enojar. Mas logo depois, sinto pena daqueles que se deixam levar por esse tipo de coisa. No fim, acabo vendo que muitas pessoas só dão importância a coisas sem importância, por não terem recebido o valor merecido ou o valor que achavam que mereciam. Elas passaram a se sentir como objetos de pouca utilidade, por isso não posso culpa-las por completo por estarem desgastando-se tao rápida e desastrosamente por motivos fracos e falsos.

Depois de ter a mente, o corpo e alma "usados" de maneira insatisfatória, costumamos dar valor as futilidades da vida por pensarmos que depois do sofrimento passamos a fazer parte delas. Ha pessoas que se apoiam nisso de tal forma que passam a serem odiadas por quase todos que estão a sua volta, inclusive, por ela mesma. Mas não existe nada que um pouco de carinho e boas horas com um bom ouvinte não resolvam.

Eu andava julgando os tais "seres não-importantes". Errei. Muito. Depois de ver o sofrimento de pessoas que amo, percebi que cheguei ate a ser cruel, colocando a culpa de tudo somente nos que davam valor as futilidades. E mais uma vez me peguei REaprendendo que não devemos julgar as pessoas só porque sabemos os seus nomes. Não sabemos os reais motivos. Não conhecemos a profundidade das feridas para que os outros apeguem-se em falsidades para conseguirem seguir com suas vidas sem maiores danos. 

Portanto, vamos ser mais solidários e tentar, ao menos uma vez na vida, sentar, ficar em silencio e ouvir. Ouvir quem precisa falar/desabafar para deixar que a ferida sangre ate secar, fechar e cicatrizar.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sem tempo.

Para os poucos que visitam o blog, essa semana sera difícil eu postar algum dos meus textos, então ao invés de escrever 3 ou 4 parágrafos de determinado assunto, postarei alguns videos e algumas frases. Estou um pouco sem tempo e isso é o que posso fazer por enquanto.


E ai vai mais um pouco de MELOSIDADE rs


Things i'll Never Say

terça-feira, 27 de março de 2012

Culpe-se.


Acredito que 90% da população do planeta pensa que a felicidade só pode ser adquirida através das ações de terceiros, segundos... quartos. Enfim, muita gente pensa que só podera ser feliz se suas ações forem reconhecidas ou encobertas por ações de outras pessoas. Não e' bem assim.


Pode parecer bobo (eu sou bobo haha) e meus amigos jamais imaginam que eu faço isso, mas eu acordo todos as manhas e DECIDO que meu dia sera belo, produtivo e muito mas muito feliz. Isso já me da um certo animo para correr atras do que eu quero. Porque esperar que alguém traga a felicidade ate minhas mãos, ta difícil! E não tem nada melhor do que sentir aquela sensação de satisfação quando percebemos que somos donos e culpados por nossa felicidade.


Não espere que alguém TE FAÇA feliz. Não espere que presentes TE FAÇAM feliz. Levante da cama, com o tempo ensolarado ou chuvoso, e decida que de agora em diante você, sem mais, sera feliz. Ponto. Sera feliz por estar vivo, por ver o céu, por ter uma familia, por ter amigos, por sentir, por deixar, por gostar. Seja feliz por ser você.

domingo, 25 de março de 2012

Paixão a Lenha.


Faz alguns dias que comecei a sentir uma certa sensação... varias na verdade. E' algo que eu já senti antes, mas agora esta me "abordando" de uma outra forma, aquela velha historia dos vários tipo de amor. Então se eu sei que e' um tipo de amor (sei que e' paixão só não queria admitir rs), significa que eu estou amando. De novo. Como sempre faço. Talvez não seja tao ruim assim.

Aquela sensação de algo quente invadindo seu corpo e fazendo suas mãos transpirarem e seu coração trabalhar como se fosse uma fornalha de um trem velho que precisa de milhões de toneladas de carvão para não sair dos trilhos e poder chegar ate seu destino: o coração de outra pessoa. Estou me sentindo assim. Nos meus textos eu costumo expor meu ponto de vista sobre determinado assunto, mas de forma que ele esteja relacionado a todas as outras pessoas sem que ele fale diretamente de mim, mas dessa vez e' diferente.

Apaixonado. Assim que eu estou neste exato momento. Estamos praticando a reciprocidade, eu e ele. Espero que ele não fique bravo de eu estar escrevendo isso aqui. Mas sou muito ansioso, se eu sinto, penso que o mundo todo seja obrigado a saber rs.

Então vamos nos apaixonar, sonhar, querer, amar e se declarar. Nunca fui o tipo de pessoa que se declara, mas creio que não devemos perder tempo, a vida e' tao curta. Vamos acrescentar tudo de bom a ela antes que ela termine. E você precisa estar acrescentado a minha vida, já que agora você faz parte desse tudo de bom.

Vita.


Temos varias fases. Passamos por varias fases enquanto vivemos. Fases distintas e com problemas e alegrias distintas. Nas quais entram e saem pessoas de diversas maneiras. Nessas fases sofremos algumas cicatrizes e então adquirimos certa experiencia e aprendizado.


Não adianta querer saber de tudo. Aprender tudo de uma unica vez. Ser uma pessoa melhor e mais digna leva tempo e paciência, esperança e persistência. Você não pode aprender tudo sobre a vida em apenas uma fase que dura alguns míseros anos, que podem ser comparados a segundos. Se em uma vida inteira não se e' capaz de aprender tudo sobre nossas existências, não adianta se cansar e frustrar-se porque não conseguiu hoje a resposta que se desejava.


Vamos viver um dia de cada vez. Não estamos imunes a lagrimas por motivos ruins, mas sabemos que elas vem acompanhadas de amadurecimento. Encontraremos o que desejamos quando estivermos prontos. Então simplesmente viva, reviva, sobreviva revivendo a vida. Viva a sua vida a sua maneira, sem pressa, sem raiva, sem magoa.

Simples assim.


Não sei porque, mas não sou do tipo de pessoa que se importa com esteriótipos nem rótulos, não quero ser rotulado, e' claro, mas se fizerem isso comigo (se e' que já não fazem), não me importo, contanto que eu não perca a minha essência e não esqueça daquilo que mantem o meu EU intocado. Talvez por isso eu não ligue muito para aparência, digo, não ligo muito nem para a minha nem para a aparência dos outros.


Eu conheço pessoas, converso com elas. Respeito suas ideias e princípios. Passo a gostar e deseja-las pelo que elas são. Pela fragrância que exalam. Se e' algum moreno alto, bonito e sensual? Não me importo. Se houver respeito, não me importo.


Gosto das pessoas quando elas são verdadeiras, autênticas. Gosto das pessoas quando elas expõem seus pensamentos e dão a cara a tapa. Gosto das pessoas quando elas assumem ser bobas que gostam de coisas simples e humildes. Gosto das pessoas quando elas choram ao ver um reportagem no noticiário que mostra a crueldade do ser humano. Gosto das pessoas que gostam da chuva, daquelas que gostam de subir em arvores e também das que gostam de gastar. Gosto das pessoas que sabem ouvir e das que falam pelos cotovelos. Gosto das pessoas que gostam de gostar. Eu gosto de você.


Gosto de quem deixa as indiferenças de lado para seguirem adiante ao lado do outro. Gosto de quem sabe que somos todos iguais e que o GOSTAR e' algo comum a todos. Gosto de quem grita, chora, fala, corre, anda, levanta, deita, perde e ganha. Mas, acima de tudo, eu gosto. Ponto. Eu gosto do mundo, eu gosto de você e de mim. Eu gosto de tudo. Simples assim.

sábado, 24 de março de 2012

Abraçado.


Gosto de quem esmaga. Daqueles que apertam mesmo, com toda força do mundo. Das pessoas que fazem minhas costelas estralarem. De quando e' tao forte que parece que meu peito vai explodir numa centena de pequenos pedacinhos avermelhados com um sorriso desenhado neles.


Sou dos que faz com delicadeza. Na verdade, depende da pessoa, do tamanho do sentimento. Do tamanho da felicidade, saudade ou tristeza. Sou daqueles que transmite através dele todo o sentimento contido em minha alma naquele momento. Sou dos que faz com sinceridade.


Gosto daquele abraço esmagado e apertado. Que faz você afundar o rosto no meu peito ficando sem ar. Sou daqueles que gosta do abraço capaz de dar dores na coluna e aumentar a saudade. Sou daqueles que gosta de ser abraçado amavelmente. Transmitindo e recebendo todo amor contido naquele corpo quente e sedento por afagos prolongados, suados, esmagados e apaixonados.


Apaixonado...


Eu costumo me apaixonar todos os dias. Por algumas horas, minutos ou por míseros segundos. Me apaixono por coisas e pessoas. Acho que estou apaixonado agora. Tenho certeza de que estou. Mas acho que não e' só uma paixonite... já fazem alguns dias.


As bobagens me apaixonam, a simplicidade dele. Aquele sorriso bobo e os assuntos mais "normais" que ja falei na vida, também.


Me apaixono por coisas ate certo ponto fúteis. Passei a gostar de banana recentemente rs' Quando nos apaixonamos passamos a ter interesse em coisas que jamais imaginamos que fariam parte da nossa vida. E' algo estranho. Comum. Quente e frio. Não sei explicar muito bem essa sensação, mas sei que ela me faz querer sorrir.


Sem maquiar suas feições, suas ações, seus gestos. Você olha e gosta, Você quer. Não pode ser de mais ninguém. Você quer naquele momento e se for algo que realmente te prenda, vai ansiando cada vez mais por aquilo, por mais que pareça te fazer mal, o sentimento e' tao avassalador, que você continua pensando, desejando, querendo, beijando. Amando. Apaixonando. E eu quero. Eu desejo. Eu anseio. Estou apaixonado.

terça-feira, 20 de março de 2012

Novum.


Desapegar. Abandonar. Esquecer. Deixar pra la... essas palavras tem um significado forte e ate certo ponto cruel. Mas praticar o desapego e' um exercício que deve ser feito todos os dias para que não fiquemos loucos, para ter uma vida mais saudável e feliz.


Temos o costume de nos apegar a uma infinidade de coisas como se fosse possível preserva-las daquela maneira, em sua forma original por toda a vida. Fazemos isso com objetos, ideias, pessoas, relacionamentos. E quanto mais nos apegamos a qualquer uma dessas coisas, mais frágeis nos tornamos. Ficamos mais expostos a magoas, decepções, ciume e ao medo de sermos abandonados.


Eu sei, e' difícil deixar certas cosias de lado. Mas não e' impossível. Só e' preciso coragem e persistência. E' preciso se livrar daquilo que não tem mais utilidade, do que não serve mais de quem não te faz mais feliz. Se não nos livramos do velho, como abriremos espaço para o novo? Chega um momento em que precisamos abrir mãos de certas coisas e pessoas para que elas possam ir embora sem deixar saudade ou qualquer outro sentimento angustiante.


De-se a chance ser feliz de formas variadas. Deixe que o velho de lugar ao novo e experimente novas sensações, emoções, erros e sentimentos. Conheça outras pessoas, outras musicas, outros filmes, outros lugares e outros livros. Renove-se todos os dias e deixe que sua alma torne-se maior sem perder a sua verdadeira essência.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Por Inteiro.


As vezes gostamos de um cantor, mas nem todas as musicas, composições, dele nos agradam. As vezes gostamos de um ator, mas nem todos os papeis que ele incorporou nos agradam. As vezes gostamos de um fruta, mas nem todos os doces dessa fruta são tao gostosos assim. Mas nunca podemos gostar de "meia coisa".

Não somos capazes de amar um pedaço de alguém, a metade de um nao, ou um talvez completo. Quem disser que consegue, e' um mentiroso, você pode CONFORMAR-SE em nao ter algo por completo, mas vai negar que ter a metade de algo e' ruim? Metade de um amor, metade de uma amizade, meio triste, meio feliz... nada disso existe. Nada disso e' comodo. Tudo isso e' cruel.

Já disse uma vez que um TALVEZ não tem utilidade. E continuo afirmando. Ou você oferece tudo o que tem a uma pessoa ou não oferece nada. Como pode-se amar alguém pela metade? Como dividir a existência de alguém ao meio só para satisfazer suas vontades? Isso não e' possível.

Sim ou não. Tudo ou nada. Agora ou nunca. EU, não me contento com metade de nada. Confesso que na maioria dos assuntos sou egoísta, mas por isso tenho e tive amizades completas, amores completos, paixões completas, felicidades e decepções completas. Por isso não deixe-se levar por papo furado de pessoas que só querem brincar com você. Queira mais. Queira o TUDO ou aceite o NADA, mas nunca aceite "um pouco" como resposta, como o fim da historia.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Vou te dar uma caixinha.


Eu vou te dar uma caixinha
Vermelha.
Para você guardar e proteger tudo aquilo que gosta
Não surpreenda-se com o tamanho dela
Pode parecer pequena
Mas ela servira para você por suas felicidades
E de verdade?
A vida e feita de pequenas felicidades
De felicidades simples
Felicidades pequenas, simples e fortes

Eu vou te dar uma caixinha
Vermelha.
Para você guardar e proteger tudo aquilo que gosta
Ou simplesmente fugir de tudo e todos que te machucam
Não surpreenda-se com o tamanho dela
Pode parecer pequena
Mas ela servira para você obter forças e coragem
Força e coragem o bastante para poder sair
E enfrentar tudo e todos que te magoaram

Eu vou te dar uma caixinha
Vermelha.
Para você guardar e proteger tudo aquilo que gosta
Ou simplesmente poder viajar para um lugar distante
Ou não tão distante assim, como um sonho só seu
Para não precisar resolver todos os problemas do mundo
Não surpreenda-se com o tamanho dela
Pode parecer pequena
Mas e' dentro dela que você se livrara de grandes desconfortos

Eu vou te dar uma caixinha
Vermelha.
Para você guardar e proteger tudo aquilo que gosta
Uma caixinha feita do meu coração
Onde ninguém vai poder te machucar
Não surpreenda-se com o tamanhao dele
Pode parecer pequeno
Mas ele e' grande o bastante para ajudar você
Proteger você,
Segurar você,
Impulsionar você,
Amar você.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Era uma vez...de novo.


Existem pessoas que nasceram para vivenciar um único amor por toda a vida, já outras, vivem diversos amores, com diversas pessoas, em diversos lugares de diversas maneiras. Mas não costuma ser fácil encontrar alguém para se amar, na maioria das vezes - pelo menos comigo e' na maioria delas - nem estamos pensando em nos apaixonar, mas de repente, surge alguém do "nada" e muda todo o rumo da historia, como se fosse um caminho alternativo de uma estrada para chegar ate a felicidade, mas existem duas possibilidades: você ter sorte e chegar mais rápido ou demorar ainda mais do que demoraria se fosse pelo caminho "comum".


Começa-se uma nova historia, digamos que seja um SUBTITULO no texto da sua vida, você conhece alguém, apaixona-se, ele também, vocês dão as mãos e seguem juntos a partir daquele ponto da historia, mas agora, são duas historias virando apenas uma, dois subtítulos virando um titulo, o titulo da vida conjunta de duas pessoas que resolveram dar novos significados as suas existências.


Você pode encontrar alguém que acaba não sendo o que você imaginou que seria, então um pedaço do seu titulo e' apagado, não totalmente, fica borrado, marcado no seu papel (que nesse caso seria seu coração) para o resto da sua historia. O que fazer depois disso? Oras, continuar caminhando! 


E' tao bom encontrar alguém que seja MAIS do que apenas um orgasmo, alguém que seja mais do que uma paixonite aguda. Encontrar alguém para dar satisfação, ter ciume, sentir falta, querer ligar sem parar, dizer que ama, querer abraçar, começar um novo paragrafo a partir daquele borrão que outra pessoa deixou e então perceber que sua historia não terminou ali, perceber que aquilo era apenas um rascunho, alguns rabiscos, que nem se comparam a sua felicidade escrita num novo livro, num outro começo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

P.C.C.R.I.FL.

Vivemos inseridos numa sociedade preconceituosa, capitalista, consumista, racista, "indemocratica" e que acredita ser livre. Mas só porque somos expostos a preconceitos, consumismos e uma democracia e liberdades falsas, não significa que precisamos ser preconceituosos, capitalistas, consumistas, racistas, "indemocraticos" que acreditam na falsa liberdade (daqui pra frente escreverei P.C.C.R.I.FL., porque escrever esse monte de coisas cansa.).


Desde que nascemos vivemos em ditaduras "leves", um exemplo e' a ditadura da moda, que costuma excluir quem não usa aquela roupa rosa cintilante super brega mas que leva o nome de um estilista esqueletico famosíssimo e que por isso vira "tendencia". Mas sera que só porque vivemos num mundo onde a excentricidade e ser uma pessoa  P.C.C.R.I.FL. e' estar na moda, precisamos fazer parte de tudo isso? E se eu não quiser? E se eu não concordar e nem aceitar? Então eu serei ridicularizadoexcluído por ser uma pessoa com personalidade ja formada, com princípios ja estabelecidos que não concorda com coisas que tornam as pessoas grandes manequins sem vontade própria sendo expostos numa grande vitrine de mediocridade.


Se eu não quero, eu não uso. Se não gosto, não como. Se não curto, não ouço. Se não concordo, não pratico. Ser ou não uma pessoa P.C.C.R.I.FL. e' uma questão de escolha e de analisar bem alguns fatores.


Não sabemos o sentido da nossa existência e por isso aceitamos que as futilidades mundanas tomem conta de nossos desejos para que o vazio do não saber existir seja parcialmente preenchido. Mas continuamos ocos, pois acredito que uma camisa de marca e musica pop semi-pornografica não são capazes de descrever o porque estarmos vivos e sermos tao "influenciaves" e volúveis.


Não quero obrigar ninguém a nada, ate porque certas futilidades fazem bem (quando exercidas com moderação), mas não torne-se um preconceituoso, capitalista, consumista, racista, "indemocratico" que vive feliz numa falsa liberdade, voce não precisa mudar o mundo, basta mudar sua forma de pensar e agir, e mudar a si mesmo, para que no futuro você não seja visto apenas como aquele que usava belas roupas de marca mas que nunca descobriu o que e' ser alguém digno.

terça-feira, 13 de março de 2012

Sim, eu sinto sua falta.

As vezes me sinto "meio sei la". Não sei se alguém já se sentiu assim - creio que já - quando sentimos certa tristeza e nostalgia, misturadas com saudade e vontade de viver certos momentos de novo, mas com raiva de de nos mesmos por estarmos sentindo falta de coisas e pessoas que não vão voltar mais ou nos magoaram.


Costumo chorar muito nos dias em que sinto saudade de momentos que passei junto de pessoas que pensei que não seriam especiais na minha vida por apenas 1 ou 2 meses (mas e' bem melhor um ou dois meses de "especialidade" do que nada!). Aceitar isso não e' fácil, não quando deixamos que o sentimento continue morando dentro de nos. Eu, bobo que sou, sempre deixo isso acontecer. Fico me castigando, cultivando sozinho um sentimento que precisa do outro para poder crescer saudável. Mas se deixo que ele se disperse, fica o medo de não sentir mais o mesmo - sei que vou senti-lo outras vezes - mas não da mesma maneira.


Parece loucura. Mas eu confesso que ainda gosto de pessoas que já deixaram bem claro que só sentem desprezo por mim. Eu não me importo, na verdade me importo (e muito), mas só demonstro se achar necessário.


 Prefiro sorrir lembrando de momentos e sentimentos bons que não voltam mais do que cultivar pena, desprezo, raiva ou ódio. As vezes eu sinto raiva, mas acredito que raiva, ódio, desprezo... são fardos cruéis e pesados demais para serem cultivados dentro de um coração que foi feito para manter a vida cheia de calor, alegria, desejos, sonhos e amor.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Era uma vez... o fraco.


Lembram-se que num dos meus textos anteriores eu havia dito "Ser forte e' uma questão de escolha"? Isso fez parecer que precisávamos ser fortes sempre. Mas sera que isso e' realmente certo? Suportar e resolver problemas com certa postura sem deixar-se abalar, não e' sempre possível. Na verdade, não e' sempre correto.

Temos o costume de distorcer o sentido das coisas. Ser forte não e' engolir sapo a vida toda e fingir que nada aconteceu, não e' saber lidar de maneira correta sempre que algo ruim acontece. Ser forte não se resume apenas em aguentar, suportar, lidar e passar, mas ser forte significa saber quando e' hora de fraquejar.


Ninguém e' de ferro, apesar de que tentamos viver como se fossemos, mas cansar-se e chorar também faz parte. Admitir que ha um pouco de humanidade dentro de nos e' necessário, já que somos humanos!


Tire 2 ou 3 dias do mês para pensar nas coisas que te chatearam e magoaram. Então baixe a guarde e deixe que a tristeza tome conta de você por alguns instantes. Sinta-se triste e sozinho. 
Durante alguns dias do mês, seja frágil, pequeno, solitário, triste e nostálgico. Não deixe que o sentimento de força e coragem te transforme numa pessoa cruel e gélida, que esta sempre de supetão porque nao soube lidar com a sua própria e a fragilidade do mundo.


Sinta-se fraco e desprotegido nesses 2 ou 3 dias, e entenda que ser fraco e' necessário para que possamos aprender como amadurecer e sermos fortes dali para frente. Que não e' preciso fingir que não doeu, só porque você escolheu ser forte. 
Saiba de uma coisa: você pode ser forte sem esquecer de que e' uma pessoa de carne e osso que se magoa, decepciona, erra e chora. Demonstre fraqueza em certos momentos para que você não seja um morto vivo: alguém que tem um coração batendo, mas vive negando seus sentimentos.


sábado, 10 de março de 2012

Respeito: sabe o que e' isso?




Não nascemos grudados em ninguém. Não nascemos sorrindo para ninguém, na verdade assim que saímos das nossas mães levamos um tapa na bunda e choramos. Ja nascemos levando uma pancada da vida - literalmente. 



Conforme vamos crescendo, nossa personalidade vai sendo moldada e de acordo com ela o nosso humor também. Ele pode ser bom ou ruim. Tem dias em que acordamos felizes, vomitando arco-íris e beijando a testa de todos ao nosso redor e tem dias que acordamos querendo que alguém arranje briga conosco só para podermos quebrar alguma coisa - de preferencia a face de alguém. 


Mas alguém deve estar se perguntando, ou não, mas caso esteja, porque estou falando de BOM e MAL humor? 


E eu respondo da seguinte forma: porque percebi hoje que precisamos usar uma mascara para tampar o rosto se não quisermos ser julgados pela nossa felicidade ou tristeza. 
Ou rimos para todos ou não gostamos de nenhum ser vivo do planeta. Eu creio que não somos obrigados a gostar de todos o seres humanos, animais, plantas, musicas, livros e etc. Cada um gosta do que lhe agrada, a não ser que você minta que goste de algo so para fazer a vontade do outro para não ser excluído do grupo.


A verdade e' que eu não gosto de tudo e todos, e nem por isso quer dizer que eu odeie, mas tem pessoas que se morrerem eu não choraria em seus enterros pelo simples fato de não ter afinidade alguma com elas, daria meus pesames aos familiares, mas minha lagrimas ficariam guardadas para serem gastas com alguém que tenha mais afinidade comigo. 


Não e' preciso amar e nem odiar tudo e todos, basta ter respeito. Podemos não gostar do que o nosso vizinho gosta, mas nem por isso vamos ridiculariza-lo, certo? Gostos, desejos, sonhos, vontades... são diferentes. Nascemos diferentes, mesmo que gostemos de algumas coisas que outras pessoas também gostem, sempre tem algo de diferente. Ja e tao difícil viver respeitando tudo, então não vamos piorar as coisas desrespeitando os outros, falando mal, fazendo pouco. Se você quer respeito, quer que as pessoas respeitem seu bom/mal humor e que te tratem com dignidade, trate de sorrir quando estiver com vontade, chorar quando estiver com vontade e respeitar sempre, mesmo que você não queira, respeitar e' uma obrigação, a não ser que você queira ser motivo do desrespeito e de gozação, só que dessa vez, com razão.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O dia 1 de abril e' so uma vez por ano.



O que são mentiras?


Mentiras sao afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres.


Então mentir e' errado?


E' sim. O ato de mentir não e' visto como algo ético e pode causar grandes danos.


Porque as pessoas começaram a mentir? Quando elas se tornam tão anti-éticas?


As mentiras começam cedo. As crianças aprendem que contando uma mentira pode-se evitar punições, mas isso acontece antes delas desenvolverem a teoria da mente necessária para entender o quão perigosa pode ser uma mentira. Mas somos induzidos a mentir por nossos pais, quando somos pequenos nao temos noção de muitas coisas, inclusive de como dosar a sinceridade.


Dosar a sinceridade?


Isso. A sinceridade infantil pode ser cruel e inconveniente, causando sofrimento e constrangimento, ja que quando crianças falamos tudo que pensamos sem mesar as palavras. Então nossos pais nos induzem a mentir para evitar isso, por exemplo, quando estamos na casa de algum tio e não gostamos da roupa que esse tio esta usando, para que nao falemos nada fora de hora (a verdade nua e crua) ouvimos a seguinte frase, ou algo parecido com "Você não pode falar que a roupa do titio e' feia. Tem que falar que ela e' bonita pra ele ficar feliz!". E então contamos a nossa primeira mentira. E' ai que viramos seres anti-éticos, quando queremos falar a verdade expondo nossa opinião sincera, mas somos barrados por alguém que tenha mais autoridade e pode punir-nos caso não sejamos obedientes.


Mas até então as crianças contam mentiras LEVES.


Ah, com certeza. São crianças, elas não tem a capacidade de planejar algo tao bem por pura maldade para fugir de situações que podem causar um dano muito profundo. As crianças não falam por maldade, falam porque são induzidas a falar. No's, adultos, cientes de nossos atos, que somos capazes de criar mentiras mais sofisticadas e de danos maiores com a INTENÇÃO de mentir para passar por certas ocasiões sem sermos culpados ou ridicularizados.


Mas porque mentimos tanto?! Porque uma pessoa e' capaz de enganar outra(s) de uma forma  tão  mesquinha?


Porque e' mais facil acreditar numa grande mentira contada diversas vezes, do que numa pequena verdade contada apenas uma vez. 
Podemos ser maldosos, crueis e meticulosos. Podemos magoar, ferir, rasgar, cortar e dilacerar com uma simples "mentirinha". Mas o problema e' que para quem e' engando, nao existe "mentirinha" e nem "mentirona", para quem e' enganado so existe a MENTIRA, que foi contada por alguém que ele confiava, mas preferiu machucar uma confiança que era perfeita, fazendo quem foi enganado se sentir deixado de lado, magoado, sem esperanças e com medo de confiar de novo em alguém, porque já sabe o sofrimento que uma virgula fora do lugar pode causar.


Quem mente não pensa nisso.


Os mentirosos só percebem que suas mentiras fazem mal quando elas se viram contra eles. Quando precisarem de quem alguém confie e acredite em suas afirmações, mesmo em casos extremos que se ninguém acreditar eles podem passar por maus bocados, as pessoas não vão confiar e nem dar crédito. Um mentiroso nunca mais sera visto com bons olhos, por mais que ele tenha centenas de qualidades boas, vão sempre lembrar daquela "mentirinha" que ele contou, da(s) pessoa(s) que ele magoou e da confiança que ele matou.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Amizade :)


Existem pessoas que nos fazem felizes pelo simples fato de terem cruzado nosso caminho. Existem pessoas que são especiais e que fazem que você se sinta assim também. Existem pessoas que riem junto com você, e aquelas que te emprestam um ombro, pessoas que ficam ao seu lado. Existem pessoas que já conhecem o seu olhar. Existem pessoas que aceitam suas qualidades boas e ruins, pessoas com quem você tem prazer em passar o dia todo conversando, falando do que quer que seja: musica, filmes, jogos, livros ou da vida alheia. Existem pessoas que são amigas.


O amigo de verdade e' aquele que passa horas no telefone com você, que precisa te ver todo os dias, que não esquece de jogar ovo podre em você no seu aniversario, que te empresta livros e jogos, que indica boas musicas e musicas ridículas, que te xinga, te chateia, te cutuca e te encrenca, mas cuida de você. O amigo de verdade sabe seus apelidos constrangedores e que só ele tem autorização de te chamar, sabe quando você ta aprontando alguma coisa e quer aprontar com você, entende aquele seu sorriso sacana de quem tem algo MUITO FODA pra falar. O amigo de verdade e' o único que não ri das suas piadas e ainda faz piada de você, e' o único que tem coragem de falar verdades na sua cara, e' o único que não te esconde nada e o único a manter segredos com você.


Tem amigos de todos os jeitos: bonitos, feios, chatos, bacanas, desesperados, que esquecem a lição de matemática em casa, que nunca fazem porra nenhuma, maconheiros, filhos da puta, tipo super herói, bandidas, piriguetes, escandalosos, tímidos, idiotas, retardados, lesados, burros, sabe tudo, safados, tarados, gays, falantes, fechados e mais uma infinidade de formas. Mas independente de aparência física e intelectualidade, amigos são amigos! Independente de classe social, amigos são aqueles que estão sempre com você te ajudando a cultivar seus sonhos na vida real, te dando força pra continuar ou ate mesmo te barrando quando percebe que aquilo não vai dar em algo bom.


Ter amigos e' tão gostoso. Eu tenho amigos. Muitos ate! Não sei se eles me veem da mesma forma que eu os vejo, mas todos são tão especiais na minha vida que chega a ser quase que impossível descrever o tamanho da minha amizade apaixonada por eles. 


Não viva sozinho. Não somos capazes de sermos felizes sozinhos, e pra isso existem os amigos. Amigos de infância e aqueles que voce vai conhecendo durante toda a vida. Conte, faça, celebre, chore, gargalhe e abrace seu(s) amigos. Não perca a chance de viver uma vida rodeada de existências especiais que te tornem uma pessoa mais feliz, mais capaz, mais digna e mais especial. Não perca a chance de cultivar amizades, experimentar limites e peculiaridades. Seja disposto, seja inconstante, seja base, seja abrigo, seja grande, seja sempre, mas seja amigo.

quarta-feira, 7 de março de 2012

E agora: fazer o certo ou o certo?



E' engraçado como algumas pessoas usam desculpas estapafúrdias para se safarem de algumas situações. Uma das falas mais usadas em desculpas esfarrapadas e' "Mas eu não tive escolha...". Porque, isso e' uma mentira? Porque todo mundo tem escolha. Independente do assunto, acontecimento ou situacao, pode-se escolher. Aceitar ou não, pegar ou nao pegar, falar ou omitir, verdade ou mentira, sorrir ou chorar, viver ou morrer e por ai vai. A verdade e' que você pode decidir o que fazer sendo ao seu favor ou não. 


Em algumas situações nos vemos encurralados, com algumas decisões difíceis a serem tomadas. Mas as decisões são difíceis de serem tomadas, não impossíveis. Não existe uma decisão impossível. Ai você me pergunta AH, MAS SE EU ESTIVER NUMA SITUAÇÃO EM QUE EU CORRO RISCO DE MORTE? E então eu lhe respondo, você pode escolher entre a vida e a morte. Escolher morrer pode parecer uma decisão extrema e idiota, ate mesmo egoísta, mas e' um dos lados da escolha. Querendo ou não, eu e os outros 7 bilhões de seres humanos existentes neste planeta somos dotados de senso critico e analítico, logo temos escolha sempre.


Ao invés de dizer que não teve escolha, diga a verdade, diga EU NÃO QUIS, EU NÃO QUERO, EU NÃO FAÇO, EU NÃO VOU. Por mais que pareça duro e rude, a verdade e' cruel mas consola e com isso pode-se ganhar alguns pontos a mais no quesito CONFIANÇA. Então não escolha como se tudo se relacionasse somente a você, não deixe que a esperança de quem confia em em suas açoes morra so por causa de uma mentira camuflada e mal elaborada. Seja grosso, mas verdadeiro, você não sera nem o ultimo nem o primeiro a fazer alguém chorar por causa de uma verdade dita com o proposito de evitar uma mentira pequena, fútil e que depois pode te fazer se sentir um inútil.


Imperfeição perfeita.


Nossa, e' tao cansativo procurar alguém bacana pra ter algo mais serio.


Então não procure.


E como vou ter a chance de encontrar alguém se eu não procurar?


Esse tipo de coisa não se procura, se encontra. E' diferente.


Para encontrar e' preciso procurar...


Não e' não.


Como não?


Nos procuramos por seres perfeitos só com qualidades boas. As pessoas sempre falam "Ah, mas ninguém e' perfeito...", mas mesmo sabendo disso, elas procuram NINGUENS perfeitos, a palavra mesmo já diz NINGUÉM. Se ninguém e' perfeito, não tem porque procurar perfeição nos outros.


Ainda não entendi.


Este e' o erro. Procurar um coração perfeito, que exale um amor perfeito dentro de um ninguém perfeito. Para encontrar uma pessoa capaz de te fazer feliz, só basta você esperar.


Esperar?


Sim. E' só esperar. Quando menos esperamos conhecemos pessoas novas. Descobrimos certas afinidades e diferenças, e então, sem mais nem menos, você descobre "Poxa, to apaixonado.". Você não procurou se apaixonar, você encontrou a paixão. Pode demorar, mas e simples.
Procurar só dificulta ainda mais as coisas. Parece que tudo fica mais demorado e dolorido. Sem contar as vezes que você procura, pensa ter encontrado NINGUÉM PERFEITO, e então, esse ninguém te lembra o verdadeiro sentido dessa palavra e você se decepciona e sente-se culpado, já que foi você quem saiu por ai caçando essa perfeição ilusória. 


Ah, entendi!


Então não procure. Deixe que o tempo passe e você se apaixone sem perceber. Encontre um alguém imperfeito que possa se juntar com a sua imperfeição para formar um amor também imperfeito, mas feliz, quente, que passe por problemas, mas sorridente e ciente de que viver com NINGUÉM PERFEITO, e' o mesmo que viver sozinho.



terça-feira, 6 de março de 2012

Final feliz...?


Uma pessoa acabou de me perguntar "Porque toda historia acaba com "E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE?????????????" O que vem depois do fim?" 


Todos sonhamos com coisas boas. Viver bem e feliz, conhecer alguém bacana, apaixonar-se, namorar, casar. Ficar junto dele(a) o resto da vida, e os dois morrerem velhinhos lado a lado, depois de terem vivido uma vida boa, cheia de aventuras e felicidades. Chorar? Sim, mas só choraram de alegria. Infelizmente - ou felizmente - não e' bem assim.


Todos sonhamos com coisas boas. Viver bem e feliz, conhecer alguém bacana, apaixonar-se, namorar, casar... mas quem disse que e' assim fácil como falar e sonhar? Nunca nada sera perfeito, logo não tem como ter uma vida só com alegrias e amores bons sem defeitos e reclamações. Passamos por situações tanto ruins quanto por boas. Não choramos de alegria, na maioria das vezes choramos por um motivo triste. Mas continuamos sonhando com coisas boas, vivendo bem e felizes, apaixonando-nos, namorando-nos, casando-nos.


Mas se vivemos parte (parece ser uma grande parte dela rs) da nossa vida resistindo, superando e suando, o que custa pelo menos no final uma trégua? O que custa um final sem tantas preocupações ruins e com pessoas que realmente valham a pena? O que custa um final feliz com coisas boas, apaixonado, namorado e casado... e depois do fim, vem o que você decidiu que viria: amor, paz, saudade, alegria. Pode ser nostalgia, tristeza, solidão ou um coração na mão. 


Toda historia acaba com "E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE...", porque e' isso que qualquer pessoa que conheceu o gosto amargo de um erro, perda ou decepção, deseja e merece. Porque pés, mãos e sentimentos calejados merecem um sorriso grande e amarelo no final do dia, pra fazer a vida vivida ter valido a pena.

Viver amando. Amar vivendo.


Algumas pessoas vivem... outras sobrevivem. Eu prefiro viver, já que sobreviver e' o ato de viver em condições que não são muito boas. Isso não quer dizer que eu também não sobreviva, eu prefiro viver, mas em alguns momentos todos nos passamos por problemas e precisamos sobreviver. Mas temos que concordar que VIVER e' o melhor, já que AMAR e' viver.


Viver e' amar. Amar e' viver. Já nascemos amando/vivendo. Amamos a nossa mãe e o leite que ela nos da. Vamos crescendo e amando/vivendo outras coisas, como brinquedos, programas de TV, musicas, livros, pessoas, o céu, o sol, a lua e nos mesmos. Vamos vivendo e pegando gosto pelas coisas e pessoas, ou seja, vamos nos apegando ate o amor chegar, e então começa o ciclo amar/viver - viver/amar.


Vai dizer que não concorda comigo? Quer que eu prove o que estou dizendo? 

Okay, eu provo. Sabe porque viver e' amar e vice versa? Porque e' amando que o coração bate forte e aceleradamente, e no momento em que sentimos que o coração vai rasgar nosso peito e pular nas mãos de quem amamos, descobrimos que estamos realmente vivos... vivos, vivendo/amando, amando/vivendo, caminhando, cantando e fazendo. O coração ta batendo? Então ainda ta valendo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ninguém e' descartável.



Quando gostamos de alguém, mesmo que esse alguém esteja longe, viajando, mudando-se ou ate mesmo indo embora pra sempre, nao sentimos raiva e sim saudade. Pensamos na sensação do seu abraço, que sera ainda melhor quando ele(a) retornar (se ele(a) for retornar) e no gosto do beijo. Quando gostamos de alguém, e esse alguém precisa se ausentar por algum motivo de força maior, ele nos avisa e tem um prazo para voltar, caso não de para voltar na data estimada, ele(a) manda um email ou da um telefonema avisando e explicando o porque de não poder vir te fazer feliz antecipadamente. Quando os nossos amores se dão ao trabalho de reservar alguns minutinhos da sua vida para nos darem satisfação, percebemos que somos importantes na vida de certas pessoas, nos sentimos mal por eles não estarem aqui quando disseram que estariam, mas ficamos aliviados sabendo que eles tinham alguma explicação plausível para dar.


Nem todo mundo lembra de que deixou alguem esperando. Tem gente que simplesmente some. Sem motivo, sem razão, sem explicação, sem mais. E quem espera, como fica? E quem ficou aqui, sonhando com a volta de quem que não teve a decência de pelo menos dizer Então, nao quero mais. Nao quero mais te ver, nem falar com voce. Por favor, nao me procure? Se estiver com pressa de desaparecer, nem precisa ser algo tao "elaborado" assim, basta um seco e rude ACABOU, isso não vai tomar mais  do que alguns segundos da sua vida. Quem FICA, se importa com essas coisas, quem fica imagina, quem fica sente, quem fica espera, quem fica sonha e quem fica sem noticias chora. E o grande problema e' que ficar sem explicação não deixa que esqueçamos do que foi dito e vivido, fazendo a dor parecer maior. 


Se você for o tipo de pessoa que abandona as outras por qualquer motivo que seja sem dizer no minimo um TCHAU, então nao faça promessas, não deixe uma pessoa esperando eternamente o seu retorno. Sim, eternamente, porque uma promessa feita e não cumprida continua valendo ate que quem prometeu resolva cumpri-la, mas se esse QUEM vai sem pretender voltar e deixa promessas avulsas, quem ficou, espera, espera, espera e espera. Por mais que o tempo passe, e nos conhecemos outros QUENS, as promessas nao cumpridas por aquele que FOI, ficam cravadas na alma, escondidinhas, e sempre tera algo que fara com que você lembre daquelas promessas. Isso e' cruel. Deixar alguém esperando você voltar para cumprir o que prometeu, e' uma das maiores crueldades que um ser humano pode fazer com o outro. Não seja cruel. Se não tem coragem de se despedir, minta dizendo como todos ja fizeram alguma vez na vida "Olha, nao e' você, o problema e' comigo!". Ja que você sabe prometer e não cumprir, mentir diretamente deve ser algo ainda mais simples.

Tic-Tac.



"O tempo cura tudo. Ele e' o melhor remédio." - Se você já ouviu essa frase ou algo relacionado a ela, então já passou por algum tipo de sofrimento e teve aquela sensação de vazio e saudade, uma aflição como se faltasse um dos seus órgãos, como se um sentimento tivesse sido obrigado a te deixar. Aquela agonia que te enforca e te faz querer chorar, vontade de sumir e querer ficar. E' algo estranho, porque você sabe que precisa se desprender do sofrimento, mas nao quer... porque tem a noção de que se deixar pra trás, não vai mais te-lo com por perto, não vai mais sentir aquela felicidade que você tinha antes de tudo estar acabado. Mas se você não se da a chance de começar de novo e ser feliz mais um vez, como isso pode acontecer? Quem fara isso por você?


Nos nascemos desprendidos de gostos, desejos e amores. Ficamos solteiros em algumas fases das nossas vidas. Conhecemos pessoas, nos apaixonamos por muitas, amamos outras, nos apaixonamos e amamos poucas. Ficamos certo tempo com algumas dessas pessoas, e parte delas realmente fazem a diferença, parecem que usam nosso coração de papel e deixam escrito Eu, fulano de tal, estive aqui e fui digno de receber o seu amor. Mas agora que não posso mais praticar a reciprocidade do sentimento, vou dar-lhe a chance de conhecer a felicidade junto de outro. Mas quem disse que nos entendemos um termino/rompimento como UMA NOVA CHANCE PARA SER FELIZ DE OUTRA MANEIRA? Eu entendo assim, pelo menos no comeco: Então... eu te usei, deitei e rolei nos seus sentimentos e sapatiei no seu coração, agora vou cuspir na sua cara e ir embora como se nada tivesse acontecido. Entao depois de chorar um pouco e reorganizar minhas emoções, percebo que não e' bem assim, que tanto eu quanto o outro temos o direito de querer outras formas de amores, maiores e mais "completas" do que aquelas que eu posso oferecer, percebo que eu nao posso ser um consumista de sentimentos e impedir que o outro tenha a chance de viver a vida de um jeito diferente e do lado de quem quer que seja.


A verdade e' que so o tempo e certas escolhas podem fazer com que as coisas mudem para pior ou melhor. Pode demorar, pode ser mais rapido do que se pensava, pode ser simples ou bem dolorido, mas tudo passa, um dia tudo vira passado, e as coisas so vão sair do lugar dependendo do tempo que você demorou para decidir ter outra chance. Ninguém PERTENCE a ninguém, como eu disse num outro texto meu, somos donos de nos mesmos e nossos corações não pertencem a nenhuma outra pessoa. Podemos escolher, decidir, questionar e gostar independente da vontade de terceiros. O tempo traz experiencia, aprendizado e amadurecimento, ou seja, passar por alguns sofrimentos nao e' de todo mal. Então não pare no tempo por um sofrimento, decepção ou erro, quando um deles chegarem voce pode/deve chorar se quiser, sentir-se mal, querer sumir e se matar... mas só porque você se sente incapaz de continuar, nao significa que você seja incapaz. Se voce ainda esta vivo, e' porque e' capaz de sofrer, e ainda consegue continuar com a sua vida, mesmo ela estando vazia, aflita, enforcada e abandonada, porque tem a capacidade de APRENDER a ser feliz, AMADURECER emocionalmente e obter a EXPERIENCIA de ter passado um tempo com você junto do seu coração.