sexta-feira, 9 de março de 2012

O dia 1 de abril e' so uma vez por ano.



O que são mentiras?


Mentiras sao afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres.


Então mentir e' errado?


E' sim. O ato de mentir não e' visto como algo ético e pode causar grandes danos.


Porque as pessoas começaram a mentir? Quando elas se tornam tão anti-éticas?


As mentiras começam cedo. As crianças aprendem que contando uma mentira pode-se evitar punições, mas isso acontece antes delas desenvolverem a teoria da mente necessária para entender o quão perigosa pode ser uma mentira. Mas somos induzidos a mentir por nossos pais, quando somos pequenos nao temos noção de muitas coisas, inclusive de como dosar a sinceridade.


Dosar a sinceridade?


Isso. A sinceridade infantil pode ser cruel e inconveniente, causando sofrimento e constrangimento, ja que quando crianças falamos tudo que pensamos sem mesar as palavras. Então nossos pais nos induzem a mentir para evitar isso, por exemplo, quando estamos na casa de algum tio e não gostamos da roupa que esse tio esta usando, para que nao falemos nada fora de hora (a verdade nua e crua) ouvimos a seguinte frase, ou algo parecido com "Você não pode falar que a roupa do titio e' feia. Tem que falar que ela e' bonita pra ele ficar feliz!". E então contamos a nossa primeira mentira. E' ai que viramos seres anti-éticos, quando queremos falar a verdade expondo nossa opinião sincera, mas somos barrados por alguém que tenha mais autoridade e pode punir-nos caso não sejamos obedientes.


Mas até então as crianças contam mentiras LEVES.


Ah, com certeza. São crianças, elas não tem a capacidade de planejar algo tao bem por pura maldade para fugir de situações que podem causar um dano muito profundo. As crianças não falam por maldade, falam porque são induzidas a falar. No's, adultos, cientes de nossos atos, que somos capazes de criar mentiras mais sofisticadas e de danos maiores com a INTENÇÃO de mentir para passar por certas ocasiões sem sermos culpados ou ridicularizados.


Mas porque mentimos tanto?! Porque uma pessoa e' capaz de enganar outra(s) de uma forma  tão  mesquinha?


Porque e' mais facil acreditar numa grande mentira contada diversas vezes, do que numa pequena verdade contada apenas uma vez. 
Podemos ser maldosos, crueis e meticulosos. Podemos magoar, ferir, rasgar, cortar e dilacerar com uma simples "mentirinha". Mas o problema e' que para quem e' engando, nao existe "mentirinha" e nem "mentirona", para quem e' enganado so existe a MENTIRA, que foi contada por alguém que ele confiava, mas preferiu machucar uma confiança que era perfeita, fazendo quem foi enganado se sentir deixado de lado, magoado, sem esperanças e com medo de confiar de novo em alguém, porque já sabe o sofrimento que uma virgula fora do lugar pode causar.


Quem mente não pensa nisso.


Os mentirosos só percebem que suas mentiras fazem mal quando elas se viram contra eles. Quando precisarem de quem alguém confie e acredite em suas afirmações, mesmo em casos extremos que se ninguém acreditar eles podem passar por maus bocados, as pessoas não vão confiar e nem dar crédito. Um mentiroso nunca mais sera visto com bons olhos, por mais que ele tenha centenas de qualidades boas, vão sempre lembrar daquela "mentirinha" que ele contou, da(s) pessoa(s) que ele magoou e da confiança que ele matou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário